segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Artigo escrito por professor do UNIFOR é publicado em revista de estudos do discurso

"Um artigo escrito pelo Prof. Dr. João Marcos Cardoso Sousa (foto), que leciona nos cursos de Administração, Letras e Pedagogia do UNIFOR, foi publicado na “Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso”, edição de número seis, ano III, segundo semestre de 2011.

O texto, intitulado “A função transgressiva dos múltiplos sujeitos nos gêneros discursivos”, foi escrito em parceria com a Profa. Dra. Ida Lucia Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo propõe uma reflexão sobre o sujeito e sua funcionalidade no gênero e busca refletir acerca do efeito polifônico na multiplicidade enunciativa que aponta para uma transgressão de gêneros. Para fundamentar o argumento utilizado pelos autores, foram tomadas ideias sobre gênero, polifonia e sujeito, vindas dos teóricos M. Bakhtin (1988), J. Authier-Revuz (2001) e J. Lacan (1998). Além disso, os professores ainda apontaram que é o efeito da transgressão pela polifonia que permite a coabitação de diversos sujeitos linguageiros nos discursos.

A “Bakhtiniana” está inscrita sob o ISSN 2176-4573 e é avaliada como Qualis A2 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Conheça
A “Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso”, em formato eletrônico, foi criada em 2008, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL – PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso. Semestralmente, a publicação reúne artigos, resenhas, debates e notícias de eventos científicos escritos por docentes e discentes de pós-graduação."



Capa da edição de número seis da “Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso”



fonte: http://site.uniformg.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4892

Nenhum comentário:

Postar um comentário